Aluísio Azevedo Sempre

     O escritor Lourival Serejo lançou a sua primeira obra de cunho biográfico: Aluísio Azevedo Sempre, uma coletânea de ensaios sobre a vida e obra do escritor maranhense que se tornou um clássico da literatura brasileira.

     O livro, prefaciado pelo também acadêmico Américo Azevedo, sobrinho-neto de Aluízio, traça um breve panorama de 11 romances e reúne ensaios e crônicas produzidos ao longo de cinco anos de estudo e homenageia o renomado romancista por ocasião da passagem do centenário de sua morte, ocorrida em 21 de janeiro de 1913.

     Aluizio Azevedo é considerado o introdutor do Naturalismo brasileiro, escola inaugurada na literatura mundial pelo francês Èmile Zola, que chocou a sociedade com a introdução de personagens como homossexuais, prostitutas e negros como protagonistas. Mais duas outras obras de Aloísio, Casa de Pensão (1884) e O Cortiço (1890), são consideradas como marcos nessa corrente literária.

     Os romances de Aluízio Azevedo refletem a alma, as angústias e os problemas reais do povo, sem a superficialidade que marca muitas obras ficcionais. Enquanto muitos escritores são esquecidos, após cem dias de mortos, ele permanece atualíssimo e despertando interesse, mesmo depois de cem anos do seu falecimento, afirma o acadêmico Lourival Serejo.

     O ponto central da obra é o silenciamento repentino do renomado romancista brasileiro, que, em 1895, após prestar concurso, para ser vice-cônsul do Brasil em Vigo, na Espanha, pública o seu último romance: Livro de uma Sogra. Na coletânea, Serejo sistematiza opiniões relevantes sobre a parada brusca do romancista em sua atividade de escritor, em torno da indagação que tanto debate tem provocado entre os estudiosos da literatura brasileira.

     Para Serejo, quanto mais se falar de Aluísio Azevedo, mais ele revive, com todos os seus méritos.



Lourival Serejo

     Lourival de Jesus Serejo Sousa nasceu na cidade de Viana, Maranhão. Filho de Nozor Lauro Lopes de Sousa e Isabel Serejo Sousa. Formou-se em Direito, em
Saiba mais

Contatos

  • email
    contato@lourivalserejo.com.br

Endereço

Desembargador Lourival Serejo