Decisão Histórica do Supremo

O Supremo Tribunal Federal, por unanimidade, em sessão do dia 5 de maio de 2011, garantiu a possibilidade do reconhecimento como união estável da parceria homoafetiva, em interpretação conforme do artigo 1.723 do Código Civil.

A votação foi capitaneada pelo voto magistral do ministro Ayres Britto que excluiu do artigo 1.723 “qualquer significado que impeça o reconhecimento da união contínua, pública e duradoura entre pessoas do mesmo sexo como entidade familiar.”

Essa decisão do Supremo foi uma vitória do IBDFAM e, particularmente, da desembargadora Maria Berenice Dias, muito bem citada pelos ministros, a qual levantou a bandeira da dignidade da pessoa humana para garantir a milhares de brasileiros o direito de ostentarem suas preferências sexuais e suas parcerias como uma verdadeira família, sem a ignominiosa postura da clandestinidade.

A decisão do Supremo é histórica e marca um avanço na hermenêutica constitucional brasileira, servindo de exemplo às demais cortes de justiça do mundo inteiro.



Lourival Serejo

     Lourival de Jesus Serejo Sousa nasceu na cidade de Viana, Maranhão. Filho de Nozor Lauro Lopes de Sousa e Isabel Serejo Sousa. Formou-se em Direito, em
Saiba mais

Contatos

  • email
    contato@lourivalserejo.com.br

Endereço

Desembargador Lourival Serejo